segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

Queres me entregar teu coração?

Enquanto assistia à aula de matemática, o pensamento do pequeno Luís voava por outras paragens:
- Hoje é o último dia de aula e em breve será o Natal! No ano passado ganhei muitos presentes... deliciei-me com comidas estupendas... visitei muitos lugares durante as férias... Como será neste ano?
O toque do sino encerrou as aulas e todos se despediram, desejando-se um Santo Natal.
Algumas crianças viviam na pequena aldeia que distava alguns quilômetros do colégio, os quais costumavam percorrer juntos.
- É melhor irmos para casa já, pois está quase escurecendo - aconselhou Roberto aos amigos.
- Que tal irmos pela trilha dos ipês? - sugeriu Pedro.
- Ah, não! É muito longa, poeirenta e... perigosa!
- Deixe de ser medroso, Filipe. É uma boa ideia e poderemos nos divertir! - concordou Marcos.

Entre pedras e buracos iam eles pela trilha, conversando:
- José, o que fará neste dezembro? Logo será o Natal e decerto sua família viajará para descansar, não é? - indagou Luís.
- Não, não! Minha família é muito católica e desde bem pequeno aprendi que devemos preparar a alma para receber o Menino Jesus. No Natal, à meia-noite nos reuniremos na Igreja de Santa Inês para a Missa do Galo.
- O quê? Você ainda vai à Missa do Galo? Minha mãe sempre insiste que a acompanhe, mas não tenho forças para levantar-me da cama...
- Luís, você não vai adorar o Menino Jesus que se fez Homem para nos salvar? - perguntou Pedro surpreendido.
- Quem garante que Ele existe? Eu nunca O vi!... Eu não acredito! A única coisa boa do Natal são as comidas e os presentes!
- Você não tem vergonha de dizer isto, Luís? Não foi o que sua mãe lhe ensinou! Conhecemos dona Genoveva e ela é muito piedosa! O que lhe aconteceu? - contestou Marcos.
- Parem de me fazer estas perguntas!
Apressando o passo, Luís se adiantou nervoso e pensativo. A noite ia chegando e só se ouvia pela mata o cri-cri dos grilos e o chiar das cigarras...
De repente... Pam, pam!
- Ai! Ai! Ajudem-me! - gritou André.
- De novo, André? Você sempre anda distraído e vive caindo pelos caminhos... - replicou Filipe, mal-humorado.
- Desta vez não foi por distração: tropecei em alguma coisa.
Os meninos se juntaram em volta de André. Até Luís, curioso, aproximou-se.
- Que será isto? - perguntou Marcos.
- Acho que é só um galho de árvore - opinou Pedro.
- Não! Parece uma caixa... Será um tesouro? Vamos, abra! - insistiu Luís.
Desenterraram o misterioso objeto: era uma pequena arca coberta pela poeira da estrada. Abriram-na rapidamente e... oh, maravilha!
- Que bela imagem do Menino Jesus! Vejam os detalhes: são de ouro!! - surpreendeu-se Pedro.
- É a mais bonita que eu já vi! - exclamou Marcos.
Estavam estupefatos com a perfeição do Menino: portava uma túnica azul e ouro, seus cabelos eram castanho-claros e os olhos azuis, o rosto gracioso era iluminado por um olhar penetrante. Fez-se um instante de silêncio...
- Com quem ela ficará? - perguntou Pedro.
- Comigo, claro! Fui eu quem tropeçou nela! - decidiu André.
- Não, não! Todos nós passamos por aqui! Você só caiu por ser o mais distraído... Vamos tirar a sorte para saber com quem o Menino Jesus quer ficar - decretou Roberto e eles concordaram.
Eis, porém, que tal dita caiu sobre Luís...
- Puxa! Justo quem não acredita no Menino Jesus?! - reclamou André - Se não a quiser, eu a recebo... Será uma grande graça ficar com ela!
De fato, Luís não acreditava no Menino Jesus, mas aceitou-a com um misterioso sorriso...
Caminharam mais um pouco e alcançaram a aldeia. Dona Genoveva, apreensiva, aguardava o filho que demorava. Assim que a viu, o pequeno Luís mostrou-lhe a delicada imagem que trazia nas mãos:
- Mamãe, hoje viemos pela trilha dos ipês. E veja o que encontramos no caminho: tem adornos em ouro! Vou vendê-la por um bom preço... No Natal, certamente haverá algum comprador!
- Não, meu filho. Isto é um sinal do Menino Deus para que sejas mais fervoroso e regresses à Igreja. Desde que teu pai faleceu abandonaste a vida de piedade e temo pelo teu futuro.
- Vou pensar e amanhã conversaremos...
Luís tomou a imagem e trancou-a em seu armário. Cansado pelo dia cheio de atividades, jantou e foi dormir. No meio da madrugada, ele ouviu uma batida suave à porta.
- Ai, meu Deus! O que mamãe quererá a esta hora?
Tudo estava quieto...
- Acho que foi um sonho... - pensou Luís, entregando-se ao sono.
Alguns minutos depois, outra batida... Luís pôs-se de pé e aguçou o ouvido. Eis que o ruído vinha de seu armário!
- Que estranho! O toque sai de dentro do armário. E lá está o Menino Jesus... Não pode ser!
Mais uma vez começava a adormecer, quando ouviu a mesma batida. Vencido pela insistência, Luís não resistiu mais, abandonou a cama e aproximou-se do móvel com certo receio... Novos toques dissiparam qualquer dúvida. Colou o ouvido à porta e escutou uma voz infantil que dizia:
- Por que me rejeitas? Não queres me entregar teu coração?
O semblante de Luís mudou. Caindo de joelhos, começou a chorar... No entanto, não demorou muito para sua tristeza transformar-se em alegria. Tomado de entusiasmo, abriu o armário, tomou com veneração o Menino Jesus e correu para junto da mãe. Dona Genoveva, que passara a noite desperta e triste, rezando pelo filho, teve um sobressalto ao vê-lo entrar gritando em seu quarto:
- Mamãe, mamãe!
Carregando a formosa imagem, Luís contou-lhe tudo e, com a voz entrecortada pela emoção, concluiu:
- Agora sei que Ele existe! Sim, porque O ouvi em meu interior!
Naquele Natal, dona Genoveva não foi sozinha à Missa do Galo e Luís relatava a quem encontrava como tinha sido sua conversão, para que as divinas palavras do Menino Jesus tocassem todos os corações, como haviam tocado o seu!

Revista Araurtos do Evangelho – Dezembro-2015

Nenhum comentário:

Postar um comentário