A beleza de uma igreja ajuda os fiéis, especialmente os mais pobres, a ver um pouco da beleza de Deus, explicou o Cardeal Dom Cláudio Hummes. Transcrevemos, abaixo, alguns trechos das palavras de Sua Eminência.
Igreja sempre tem dado um toque de carinho e cuidado para edificar igrejas bonitas que nos lembrem um pouco das coisas de Deus.
Às vezes, em outros tempos, se dizia que uma igreja não devia ser bonita, devia ser muito simples, muito popular, porque o povo é pobre. Então, vamos fazer uma igreja bem pobrezinha. E se construía um galpão...
Não! Somos exatamente nós, mais pobres, que queremos ter uma igreja bonita, onde possamos, naqueles domingos em que estamos juntos, na beleza ver também um pouco de Deus.
Deus é infinitamente belo, Deus é a beleza maior. Uma das qualidades de Deus é a beleza. Quando nós O virmos face a face, vamos ficar maravilhados diante da beleza de Deus. É por isso que a igreja que se apresenta com todos aqueles traços de beleza, nos ajuda a pensar em Deus.
E, sobretudo, queremos homenagear a Deus com as nossas coisas melhores, queremos trazer para Ele as coisas melhores.
São Francisco de Assis, que era tão pobrezinho, pedia esmolas e ainda repartia suas esmolas com os outros mendigos, dizia: “A Casa de Deus tem de ser bela; quanto mais bela, melhor”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário